Será que é seguro construir sem um bom projeto?
No último dia 22 de agosto de 2020, na cidade de Mauá, ocorreu o desabamento de um sobrado com 3 pavimentos.
Não houve vitimas fatias, ficando o prejuízo material e emocional para todos os que presenciaram tal catástrofe. O objetivo deste boletim é alertar e conscientizar tanto proprietários quanto profissionais da área de construção civil a respeito dos riscos de uma obra executada sem acompanhamento de profissional responsável.
Essa edificação teve o seu início em meados de 2010, a princípio seria apenas uma residência térrea. Com o passar dos meses e a chegada dos filhos, vislumbrou-se a possibilidade de mais um pavimento.
Desde o início, toda a administração foi de responsabilidade dos proprietários, os quais estavam sendo acompanhados por um pedreiro.
Podemos observar que foram utilizados tijolos cerâmico vazado de 11,5x14x24. Foram utilizados 16 tijolos na primeira fiada, como observado não existe junta vertical, com isso podemos calcular a distancia entre pilares, por volta de 384 cm. Não podemos considerar esse vão como anormal. Os pontos que mais chamam à atenção são justamente a concretagem entre os elementos laje, viga e pilares. É nítido que existe uma separação clara desses elementos, e no primeiro pilar parece que a ferragem do arranque está um pouco aparente. Pelo conceito de Diafragma Rígido podemos entender de que a transmissão de tensões nesta região ficou como se fosse uma rótula, deixando o pórtico instável.
O pilar não seja inferior a 14 cm, e que a seção mínima do pilar seja de 360 cm2, por isso já pode ser claro de que o pilar que foi executado já estava na metade do valor preconizado em norma. Mas os problemas não se resumem apenas a isso
Foram utilizados aços com a bitola de 8 mm e 10 mm em toda a prumada do pilar. Fazendo um cálculo para avaliar a carga nesse pilar chegaremos a algumas conclusões:
Seção do pilar 12x15
Área do pilar 180 cm2
Frente do terreno 5 m
Área de influência do pilar
17 tijolos x 24 cm= 384 cm
3,84 x 2,5 = 9,6 m
Considerando uma carga de 950 kg x 9,6 = 9,12 T por pavimento, como a edificação já estava na terceira laje e ainda teria mais uma de cobertura teremos:
9,6 x 3 = 27.36 T
Considerando que uma construção nessas condições sem o devido controle tecnológico dificilmente seria atingido a resistência ideal do concreto, vamos considerar um fck 15
Área do pilar x fck
180x15 = 27 T
Ou seja, por cálculo esse pilar já estaria abaixo da carga solicitada.
Infelizmente existem outros fatores, na região da calçada foi identificado que o solo é expansível e que existe uma galeria de águas pluviais que atravessa todos aqueles lotes. Isso poderia explicar o recalque distorcional que vemos no vídeo.
Um dia antes do colapso o vizinho alertou o proprietário de que estranhamente o seu portão estava emperrado. Isso já era um sinal claro de que o recalque já estava ocorrendo.
Nas imagens a seguir podem ser observadas várias patologias.
Conclusão:
Precisamos estar atentos ao fazer um projeto, investigar, seguir as Normas não podemos negligenciar a nossa responsabilidade a outros.